o evento

O Seminário “O mal-estar no século XXI: transformações nos modos de sofrer” é uma realização da Rede de Pesquisa Genealogias, fruto da parceria entre o PPGCOM-UFF, o PPGCOM-UFRJ e o PPGCOM-UnB, com apoio do CNPq e da FAPERJ. Trata-se de parte dos projetos “O mal-estar no século XXI: uma cartografia das transformações nos modos de sofrer” (Universal/CNPq) e “Os mal-estares da conexão: narrativas de sofrimento e produção de subjetividade” (PDR10/Faperj), que, de forma integrada, vem produzindo um material original, multidisciplinar e polifônico, realizado em diferentes formatos de comunicação científica, visando a promover tanto o pensamento crítico no país como a internacionalização da ciência.

O evento se propõe a debater algumas transformações históricas que vêm ocorrendo nas últimas décadas, assinalando uma crise geral das instituições e dos valores modernos que afeta, em especial, os modos de sofrer. Do “vício” da conexão e da visibilidade nas redes sociais da internet, até a implosão dos consensos ou a incerteza a respeito das diferenças entre verdadeiro e falso; da polarização moral e política ao descrédito intencional das instituições científicas; do estímulo constante por tudo querer, até a frustração por nem tudo poder; da ênfase na saúde mental ao crescente recurso à medicalização dos mais diversos mal-estares.

Os mal-estares que proliferam na atualidade podem ser observados como sintomas dessas incongruências, ou então como frutos inéditos dessas novas configurações. Afinal, trata-se de tipos peculiares de angústia, que se intensificam de modo paradoxal numa sociedade supostamente voltada para o bem-estar, entendido como a busca do prazer individual e de uma felicidade decorrente da autorrealização.